Uma das características das fundações de cidades no Piauí, é o surgimento decorrente de fazendas. Foi assim também em Francisco Ayres. Na propriedade que pertencia ao senhor Alferes Matas foi criado uma feira. Com o sucesso do mercado que vendia principalmente, carnes e produtos secos, foi crescendo o movimento e em 1944 foi construído as instalações do mercado. Com o seu funcionamento várias famílias da circunvizinhança mudaram-se de vez para o local.
Quando se estabeleceu o povoado deram-lhe o nome de Santo Aleixo. Uma pequena capela foi construída em 1938 e ampliada em 1967. Já o primeiro comerciante de Santo Aleixo foi o senhor Vicente Lucas de Brito. Mas, somente em 1963 foi que ocorreu a emancipação do município que foi promulgada com o nome de Francisco Ayres.
Gentílico: airense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Francisco Ayres, pela lei estadual nº 2516, de 02-12-1963, desmembrado de Amarante. Sede no atual distrito de Francisco Ayres ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-04-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE