Pelo poder do destino, pairou aqui no idos do ano de 1861 o imigrante Otávio Medeiros da Cunha e sua esposa Amélia Santos Medeiros, que se deslocaram do Alto de Sertão Pernambuco e vieram fazer morada do lado esquerdo do Rio Longá, quando aqui era município de Parnaíba.
Quando Otávio Medeiros da Cunha chegou neste local, achou muito bonito para uma morada e ali arranchou-se, pois era um vale apropriado para trabalhar dentro da lavoura.
Tempo depois, Otávio Medeiros da Cunha, devido o lugar apropriado para chegada de outros aspirantes da mesma profissão de lavrador, tornou-se necessário colocar um pequeno comércio sem olhar as dificuldades da aquisição de mercadorias, porém atraiu os moradores das fazendas São Caetano, Granjo, Olho d`água dos Balduínos e Caraúbas, pois já existiam na época, vinham comprar as mercadorias que precisavam em Otávio Medeiros.
Como Otávio Medeiros da Cunha tinha sofrido, ainda em Pernambuco, um acidente que lhe foi preciso amputar a perna esquerda, quando aqui chegou e começando trabalhar e fazendo seu pequenino comércio foi bem sucedido.
Depois ficou conhecido como Caxingó, devido o esforço de caminhar com uma perna só. Todos da região, se juntavam para chegar até o comércio de Caxingó fazer nossas compras!
Dando mais tarde origem ao nome de Caxingó a este povoado.
Como não tinham filhos este casal fundador deste tão querido Caxingó, foi sucedido pelos primeiros habitantes: Antônio Lucas de Carvalho, vindo da vizinha Vila de Buriti dos Lopes, Felipe Alves da Chagas, Francisco Alves Ribeiro Franco, Eduardo Neri Machado, imigrante do vizinho Estado do Ceará, do lugar Boíba, hoje Estado do Piauí município de Cocal. Chegando no anos de 1920, o sr. Felipe Neri Machado, casando com uma filha ilustre de Caxingó, tornando-se um forte comerciante e grande criador de gado.
Em seqüência no ano de 1922 chegou o sr. Antônio Joaquim de Carvalho, imigrante de Cocal dos Alves município de Cocal-PI; casando com uma cunhada do sr. Felipe Neri Machado e eram conterrâneos, tornando-se Antônio Joaquim de Carvalho o maior fazendeiro da região e forte comerciante desta terra. Lembramos o cap. Clarindo Rodirigues de Carvalho, já filho de nossos primeiros habitantes deste nosso estimado Caxingó, destacando-se como fazendeiro e grande militante na política de Buriti dos Lopes, sendo delegado de polícia neste povoado por mais de 30 (trinta) anos. E hoje este povoado, através da lei estadual nº 4.811, de 27 de dezembro de 1995, elevou-se à categoria de cidade e transformou-se na linda e próspera Caxingó.
Gentílico: caxingoense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Caxingó, pela lei estadulal nº 4811, de 27-12-1995, desmembrado de Buriti dos Lopes. Sede no atual distrito de Caxingó expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE