Campo Largo um lurgazinho pequeno, que foi se evoluindo com o passar dos anos. Os seusprimeiros habitantes foram: As famílias dos Olegaros, e Lucas, dos Vitalinos e Álvaro. Foram estas pessoas que começaram a formar Campo Largo. As famílias de Olegaros e Lucas se reuniram para que as missas fossem celebradas em suas casas e estas era celebradas pelo Padre Lindolfo Uchôa que só acontecia de ano em ano.
Com o passar dos anos os Olegaros e Lucas doaram terras para São José para que fosse construída a igreja. Foi então que Padre Soares teve a idéia de pedir para cada fazendeiro que dessem um boi. Pois com esse dinheiro arrecadado dos bois pudessem servir de ajuda para construção da igreja.
A sra. Elisa Ponte Costa, esposa de João de Deus Costa foi quem doou as palhas para que fosse coberta a igreja. E com o passar dos anos as coisas iam então melhorando, e foi então que a sra. Maria Paulina dos Santos conhecida com Maria Cunhã doou a madeira e o sr. Abraão Gomes doou as telhas para que fosse construída uma nova igreja.
Abraão Gomes foi quem deu a imagem do Cristo e o sr. Cizismundo Alves Pereira foi que deu sino. A vida destas pessoas eram bastante complicadas, pois seus recursos e necessidades dependiam das outras comunidades. As fontes de água destas pessoas era: No Cajueiro, na Bernarda, na Bananeira e Olho-d`água isto só no inverno pois no verão suas fontes de água era no Rio e na Lagoa.
Gentílico: campolargoense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campo Largo do Piauí, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Porto. Sede no atual distrito de Campo Largo do Piauí ex-povoado de Campo Largo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE