Mato Grosso - MT
As origens de Porto Alegre do Norte estão ligadas às de Luciara, pois logo após o estabelecimento desta, por Lúcio Pereira da Luz, seus vaqueiros José Domiciano, Dionel e José Barela subiram o rio Tapirapé, até chegarem ao lugar onde hoje se assenta a sede municipal de Porto Alegre do Norte. Fincaram ali seus ranchos.
O primeiro nome da localidade foi Cedrolândia, devido à grande quantidade de cedro ali encontrada. Com o passar do tempo a povoação tornou-se ponto de referência, conhecida pelo nome de Beira Rio.
Os negociantes chegavam em canoas, procedentes de Luciara, depois de cinco dias de esforço rio acima, caíam na festa após a venda de suas mercadorias. Desta forma, o lugar tornava-se um porto bastante alegre, passando a ser conhecido com esta denominação, que suplantou a anterior.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Porto Alegre, (ex-povoado), pela lei estadual nº 5306, de 11-06-1981, subordinado ao município de Luciara.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Porto Alegre figura no município de Luciara.
Elevado à categoria de município com a denominação de Porto Alegre do Norte, pela lei estadual nº 5010, de 13-05-1986, desmembrado do município de Luciara. Sede no atual distrito de Porto Alegre do Norte (ex-Porto Alegre). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município de Porto Alegre do Norte (ex-Porto Alegre), é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Alteração toponímica distrital
Porto Alegre para Porto Alegre do Norte, alterado pela lei estadual nº 5010, de 13-05-1986.
Fonte: IBGE