Minas Gerais - MG
Tem registro, de que os primeiros moradores João Esteves e Felipe Dutra, receberam do Governador da Província Gomes Ferreira de Andrade, a concessão de sesmaria, em 09-06-l744. Ao requererem a sesmaria, alegaram ser moradores em Santa Rita, Distrito de Botipoca, Freguesia da Borda do Campo, Comarca do Rio das Velhas.
As terras para constituição do patrimônio da Capela de Santa Rita, no lugar então chamado de Pinhal de Santa Rita, foram doadas pelos irmãos Manuel Gomes da Silva e João Gomes da Silva, em 1750.
Em 1826, com o arraial já formado em torno da Capela, construída pelos fazendeiros, a qual recebeu o nome de Capela de Santa Rita, em honra à santa, recebeu foros de Freguesia. Posteriormente, a localidade fez parte do Rio dos Peixes (atual cidade de Lima Duarte). Só bem mais tarde, criou-se a nova Freguesia em 14-07-1832. Porém, algum tempo depois, por motivos não esclarecidos, tal Freguesia foi suprimida, já no ano de 1836. Novamente, o antigo arraial de Santa Rita, voltou a pertencer ao Município de Barbacena. Ao ser criado o Município de Bias Fortes (Decreto-Lei nº 148 de 17-12-1938), passou a integrar o novo Município, quando teve sua denominação mudada para Ibitipoca, pelo fato de estar localizado nas proximidades da majestosa Serra de Ibitipoca.
Gentílico: santarritense
Formação Administrativa
Depois de tantos impasses na história de sua criação, o Distrito ganhou sua autonomia no contexto histórico do Estado de Minas Gerais pelo Decreto Lei n° 2764 de 30-12-1962, sendo elevado à categoria de Município, quando lhe devolveu a primitiva denominação de Santa Rita, em homenagem a santa padroeira, complementada a denominação de Ibitipoca, confirmando assim Santa Rita de Ibitipoca.
Alteração Toponímica Distrital
Pelo Decreto Lei n° 2.764, de 30-12-1962, que elevou o Distrito à catergoria de Município, estabeleceu também a criação dos Distritos de Campolíde e Paraízo Garcia. Pela Lei Municipal n°384, de 20-06-1995, foi mudado o nome do Distrito de Campolíde para Bom Jesus do Vermelho.
Fonte: IBGE