O município de Penaforte inicialmente denominou-se de Baixio do Couro, mais tarde, chamou-se Presidente Vargas e finalmente recebeu o nome de Penaforte, em homenagem ao ilustre filho de Jardim, o Cônego Raimundo Ulisses Penaforte. Era este, figura destacada do clero cearense, jornalista, orador primoroso, autor de vários trabalhos de real mérito sobre assuntos religiosos, filosóficos e históricos, além de pertencer a inúmeras associações culturais brasileiras e estrangeiras.
O município de Penaforte foi desmembrado do de Jati, que também fizera parte do território de Jardim. Seu povoamento está ligado ao intercâmbio entre Pernambuco e Ceará, graças à sua posição fronteiriça e de parada para muitos viajantes que enfrentavam as poeirentes estradas em busca do Cariri cearense.
Dentre as famílias dos primeiros povoadores destacam-se os Matias, Ângelo, Leite e Ferreira.
Penaforte é o município mais meridional do Estado do Ceará.
Gentílico: peanafortense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Penaforte ex-povoado, pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Jati.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Penaforte figura no município de Jati.
Elevado à categoria de município com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº 4224, de 31-10-1958, desmembrado de Jati. Sede no antigo distrito de Penaforte. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-03-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.
Pela lei nº
, de
, é criado o distrito de Juá e anexado ao município
de Penaforte.
Pela lei nº
, de
, é criado o distrito de Santo André e anexado e ao
município de Penaforte.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Penaforte, Juá e Santo André.
Fonte: IBGE