O município de Caturité, localizado na região do cariri, tem um passado histórico muito importante e um presente bastante destacável.
Seu nome surgiu na lenda do índio Caturité, que destacou-se na luta contra os portugueses invasores, liderados por Teodósio de Oliveira Ledo, o qual, raptou sua filha Potira, obrigando-o sair do seu esconderijo na Serra, para resgatar a jovem nativa da raça cariri. Cercado pelos inimigos
o bravo índio guerreiro pulou em um abismo do Rio Paraíba juntamente com sua filha e ambos desapareceram para sempre.
Nos anos sessenta, Caturité, já um povoado importante do município de Boqueirão, destacou-se na produção de algodão e mais tarde também desenvolveu a pecuária, sendo considerada uma das maiores bacias leiteiras da região.
A economia se baseia na prática da agricultura de subsistência, com destaque para o milho e o Feijão e a criação de gado. Porém, com a seca que assola a região, essas atividades têm se tornado cada vez mais irrealizáveis.
Caturité uniu o seu passado histórico ao presente tranqüilo e tornou-se um lugar muito bom para viver.
Gentílico: caturiteense
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Conceição. Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Conceição passou a denominar-se Caturité. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Caturité permanece no município de Campina Grande. Por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado em 11-06-1947, transfere o distrito de Caturité do município de Campina Grande para o de Cabaceiras Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caturité figura no município deCabaceiras. Pela lei estadual nº 2078, de 30-04-1959, transfere o distrito de Caturité do município deCabaceiras para o de Carnoió.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Caturité permanece no município de Carnoió. Pela lei estadual nº 2311, de 27-06-1961, o município de Carnoió passou a denominar-se Boqueirão e o distrito de Caturité figura no município de Boqueirão.Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995. Elevado à categoria de município com a denominação de Caturité, pela lei estadual nº 5900, de 29-04-1994, desmembrado de Boqueirão. Sede no antigo distrito de Caturité. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Conceição para Caturité alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938.
Transferências distritais
Por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado de 11-06-1947, transfere o distrito de Caturité do município de Campina Grande para o de Cabaceiras. Pela lei estadual nº 2078, de 30-04-1959, transfere o distrito de Caturité do município Cabaceiras para o de Carnoió.
.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins