Fortaleza De Minas

Minas Gerais

História de Fortaleza De Minas - MG

Em meados do século XVII, Fortaleza de Minas teve sua origem ligada ao desbravamento da região por bandeirantes mineiros e paulistas à procura de ouro. Remonta ao início do século XVII, época em que os negros fugitivos do cativeiro nas lavras e fazendas de café agrupavam-se em quilombos, para conseguir sobreviver e resistir, armados, às expedições de captura dos capitães-do-mato.

Conta a tradição oral que Fortaleza de Minas está exatamente onde existia um quilombo. Nele morreu um preto velho (sic), que a crendice popular atribuía dons milagreiros sendo enterrado junto a um monte de areia com a afluência de romeiros à sepultura do preto velho (sic), e a cruz foi substituída por um capela e ali surgiu o povoado de Santa Cruz das Areias. Deu-se inicio na Comuna em 1881 por Manuel Ferreira Queiroz, conhecido por Neca Lúcio. Ele doou uma parte do patrimônio e comprou outra com donativos que pedia pelas cidades vizinhas. Também doaram o patrimônio os senhores: Aantonio Cardoso de Brito e Fereira Muniz.

O povoado iniciou na estrada da sede da fazenda, hoje denominada Rua Santa Cruz, onde foi construída a primeira casa a qual pertencia ao Sr. João de Melo. Muitos anos se passaram e em 04 de abril de 1891 o arraial foi elevado à distrito, anexado ao município de Jacuí. Em 1903 recebeu o nome de Freguesia de Santa Cruz das Areias, devido no lugar existir uma cruz. Em 04 de abril de 1904 deu início na construção da Igreja Matriz, onde a padroeira era Nossa Senhora do Rosário.

Em 1908 Santa Cruz das Areias possuía de 15 a 20 casas nas respectivas ruas em que hoje chamam-se: Santa Cruz, 1º de Março, Tiradentes e Liberdade. Um dos primeiros melhoramentos que Santa Cruz das Areias teve foi uma escola que, não existindo documentos comprovando a data de sua instalação, após 1906 foi conhecida como Escola Pública de Instrução Distrital Mista, localizado onde funciona o prédio da Telemig, na época concedido pelo Vigário de Jacuí, que foi usado até 1933.

Santa Cruz das Areias possuía apenas uma fase política e administrativa até sua emancipação com o nome de Fortaleza de Minas. No dia 01/03/1963 tomou posse como interventor o Sr. João Queiroz e, por isso, comemora-se o dia da cidade no dia 1º de março, dia da instalação do município. O nome dado ao novo município tem origem na Serra da Fortaleza, próxima à cidade, tendo sido acrescentado "de Minas" para diferenciá-la da capital do Ceará.

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz das Areias pelo Decreto Estadual n.º 462 A, de 04-04-1891, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de São Sebastião do Paraíso.

Pela Lei Estadual n.º 319, de 16-09-1901, o distrito de Santa Cruz das Areias foi transferido do município de São Sebastião do Paraíso para o de Jacuí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Santa Cruz das Areias, figura no município de Jacuí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fortaleza de Minas, pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, sendo desmembrado de Jacuí. Sede no atual distrito de Fortaleza de Minas (ex-Santa Cruz das Areias). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 do município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.