Dores Do Turvo

Minas Gerais

História de Dores Do Turvo - MG

Não existem estudos precisos sobre os primitivos habitantes do município de Dores do Turvo, tão somente, que as terras eram ocupadas por índios de origem Tupi. A ocupação destas terras pelos brancos, a data e o nome dos desbravadores se perdem na noite dos tempos, sem que fizessem qualquer registro.

A fonte histórica escrita data de 1773, quando a benemérita Maria Lopes doou terras para que fosse edificada uma capela, o que ocorreu dez anos depois. Doou, no mesmo ato, considerável área de terra à Igreja e estes terrenos circundavam o arraial nascente. Por longo tempo foi o patrimônio da paróquia. Os lotes eram transferidos àqueles que os requeressem ao Vigário, submetendo-se à taxa do laudêmino, sob a forma jurídica do enfiteuse.

Pequena colônia de italianos veio, posteriormente, para o cultivo da terra e comércio.

A designação do topônimo se prende à consagração da capela à Nossa Senhora das Dores, Santa da devoção da doadora das terras, dona Maria Lopes. O qualificativo "do Turvo", completando o nome, está ligado ao riacho que banha boa parte das terras do município.

O distrito foi criado em 01/07/1830 pela lei de nº 472 e o município em 12 de dezembro de 1953 pela lei nº 1 039. A sua instalação se deu em 01-01-1954.

O distrito pertenceu administrativamente aos municípios de Alto Rio Doce e Senador Firmino.

Gentílico: Dorense.

O município está situado na Mesorregião geográfica da Zona da Mata e na Microrregião de Ubá/MG, com área de 231,3 km2, limita-se com os municípios de Alto Rio Doce, Brás Pires, Mercês, Rio Pomba, Senador Firmino, Silveirânia, Tocantins e Ubá.

A altitude da sede municipal é de 600 metros.

O município pertence a comarca de Senador Firmino/mg.