Santa Bárbara De Goiás

Goiás

História de Santa Bárbara De Goiás - GO

Em 1889, chegou nesta região o Sr. Apolinário Araújo, que ajudou a construir a estrada carreira, a qual muito contribuiu para o surgimento do povoado de Santa Bárbara. Em 1922, foram chegando mais aventureiros.

A peregrinação em louvor a Santa Bárbara era feita de quinze em quinze dias com a responsabilidade de todos levarem prendas ou outras oferendas para arrecadação de dinheiro com a finalidade da construção da capela.

A pedra fundamental foi lançada por volta de 1927, segundo o que estava escrito nos braços do cruzeiro fixado em frente a capela de palhoça.

Após alguns anos, a região foi se povoando e o Sr. Pedro Tavares de Morais resolveu doar cinco alqueires de terras para a construção do povoado, sendo que estas terras foram doadas a uma entidade religiosa na Arquidiocese de Goiânia.

Com o ensejo da notícia do povoado, foi aumentando a arrecadação e a Capela foi construída onde hoje está situada a Igreja Matriz.

Passados alguns anos a ambição política foi crescendo com a representação dos Srs. Manassés e Tobias, tornando-se os chefes políticos do povoado de Santa Bárbara.

Distrito criado com a denominação de Santa Bárbara (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 98, de 12-09-1963, subordinado ao município de Trindade.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara de Goiás, pela Lei Estadual n.º4.710, de 23-10-1963, desmembrado de Trindade. Sede no atual distrito de Santa Bárbara de Goiás (ex-Santa Bárbara). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município de Santa Bárbara é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.