Novo Brasil

História de Novo Brasil - GO

Novo Brasil
Goiás - GO

O povoamento desta região iniciou-se nos fins de 1949, por um grupo de paranaenses que, atraídos pela fertilidade do solo, radicaram-se nas terras situadas entre os ribeirões Bocaina e Carapuça.

Inicialmente, deram grande impulso às atividades agrícolas, influenciando a vinda de numerosas famílias de lavradores e comerciantes, dando forma urbana ao povoado.

Seus primeiros moradores foram Acilino Mourão, Degir Miranda, José Marcola e Adão Vieira, cujas casas eram de pau-a-pique, passando a construções mais sólidas a partir de 1953, ano que assinalou sua fase de grande prosperidade, já com a denominação de Novo Brasil, lembrando uma nova era para a região.

Distrito criado com a denominação de Novo Brasil ex-povoado, pela lei municipal s/nº, de 10-11-1958, subordinado ao município de Fazenda Nova.

Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Brasil, pela lei estadual nº 2345, de 09-12-1958, desmembrado de Fazenda Nova. Sede no atual distrito de Novo Brasil ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.