Brasilândia Do Tocantins

Tocantins

História de Brasilândia Do Tocantins - TO

O Município de Brasilãndia do Tocantins está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microrregião de Miracema do Tocantins tendo como coordenada geográficas: 08º2315 de Latitude e 48º2852 de Longitude, com Altitude de 224m. Localizado na região noroeste central do Estado do Tocantins com um relevo levemente ondulado, tendo o cerrado como cobertura vegetal principal.

O núcleo populacional que originou Brasilandia do Tocantins foi formado ainda na década de 60, com os moradores que construíam a BR-153 (Belém- Brasília).

A existência daqueles trabalhadores acabou por atrair outras famílias de varias regiões vizinhas que acabaram por se fixarem naquele núcleo, exercendo atividades comercias e agrícolas, passando o mesmo a ser tido como um posto de abastecimento.

Quando em 1972 as obras de pavimentação da Belém-Brasilia foram concluídas no trecho que compreende Brasilãndia do Tocantins as empreiteiras retiraram-se, vários trabalhadores optaram por permanecer naquela vila que logo foi reconhecida como distrito de Brasilãndia, pertencente ao Município de Presidente Kennedy.

Com a criação do Estado do Tocantins o distrito foi elevado a categoria de Município por força da lei nº. 498 de 21 de dezembro de 1992 e instalado no dia 1º de janeiro de 1993.

O Município está distante de Palmas 235 km cujo acesso principal se dá pela BR-153.

Aniversário da Cidade: 29 de fevereiro.