Mairiporã

História de Mairiporã - SP

Em sua evolução, a área de Mairiporã, inicialmente chamada de Juqueri (planta leguminosa conhecida como dormideira), se configurou a maneira de outros núcleos de povoamento, ao redor da Vila de São Paulo, servindo como proteção desta e ponto de apoio às rotas de ligação com o sertão interior. O povoado surgiu em fins do século XVI ou meados do século XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, erguida por Antonio de Souza Del Mundo. Ao redor da Capela, e funcionando como apoio elementar de serviço às atividades rurais, originalmente exclusivas na área, surgiu um núcleo dotado de interessante traçado e capacidade de adaptação ao sítio pouco favorável de sua implantação.

Inseriu-se inicialmente na área de domínio administrativo de São Paulo e posteriormente na de Guarulhos. Em 1696, o povoado foi elevado à categoria de vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri. No ano de 1783 passou a ser paróquia; a capela transformou-se em igreja e passou por diversas modificações. A última reforma descaracterizou o antigo templo, conservando apenas a torre. A Vila de Juqueri adentrou o século XVIII como fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação. Não prosperou como outras localidades inseridas nas regiões das lavras de ouro e pedras preciosas, caracterizando-se como pouso de tropeiros que faziam o abastecimento das Geraes.

Em 1769, a Câmara paulistana determinou a abertura de uma estrada entre Juqueri e São Paulo. O caminho de Juqueri transformou-se mais tarde na Estrada Velha de Bragança. Antes distrito da Capital (1874 a 1880) e de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos (1881 a 1888), Juqueri passou a ser município em 1889.

Distrito criado com a denominação de Juqueri. Não temos a data de criação.

A Lei Estadual n.º 34, de 24-03-1880, incorpora o distrito de Juqueri ao município de Guarulhos.

Elevado à categoria de município com denominação de Juqueri, pela Lei n.º 76, de 27-03-1889, sendo desmembrado do município de Guarulhos. Sede no atual distrito Juqueri. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-03-1890.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito Juqueri figura no município de Guarulhos. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, o município de Juqueri tomou a denominação de Mairiporã. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei n.º 1.534, de 29-04-1991, é criado o distrito de Terra Preta e anexado ao município de Mairiporã.

Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído de 2 distritos: Mairiporã e Terra Preta. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.