Amparo De São Francisco

Sergipe

História de Amparo De São Francisco - SE

Amparo de São Francisco Sergipe - SE

Como toda cidade, Amparo de São Francisco tem sua história e tornou-se conhecida através de seus antepassados, que divulgaram de geração a geração, mas infelizmente contém poucos registros. O município Urubu do Baixo, hoje Propriá continha uma fazenda chamada Campinhos e pertencia ao capitão Antonio Rodrigues da Costa Dória, que vendeu parte desta ao Sr. João da Cruz Freire. A fazenda não tinha nome e o Sr. João da Cruz resolve batizá-la por Amparo, tempos depois faz a doação de terras para construção de uma igreja. Amparo foi evoluindo e tornou-se povoado vinculado politicamente a Propriá.

Em 1937 Amparo passa a pertencer a jurisdição de Canhoba aonde permanece por dez anos consecutivos. Após esse período, retorna novamente a Propriá, através da influência política do Deputado Martinho Guimaraes, primeiro político atuante nesta terra.

Em 1953 Amparo atinge as condições mínimas exigidas pela Lei Orgânica dos municípios e reivindica a sua transformação em sede municipal. A 25 de novembro de 1953, é aprovado a emenda do projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, pela qual o povoado eleva-se a categoria de cidade e sede do município com o nome oficial de Amparo de São Francisco. Nas lutas pela sua emancipação política, destacam-se os nomes de Martinho Guimaraes e Epaminondas Freire. A primeira eleição realizada em Amparo de São Francisco , ocorreu em 06 de outubro de 1954.

Gentílico: amparense

Elevado à categoria de município com a denominação de Amparo, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Própria. Sede no atual distrito de Amparo expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-02-1955.

Pela lei estadual n° 554, de 06-02-1954, o município de Amparo passou a denominar-se Amparo de São Francisco.

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município de Amparo de São Francisco ex-Amparo é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Amparo para Amparo de São Francisco alterado, pela lei estadual nº 554, 06-02-1954.