Santa Helena

Santa Catarina

História de Santa Helena - SC

História

A exemplo das demais cidades do Extremo-Oeste, Santa Helena foi colonizada por gaúchos descendentes de imigrantes italianos e alemães que esperavam enriquecer com a extração de madeira. Os colonizadores chegaram em 1943. Em setembro de 1962 foi fundado o distrito de Santa Helena, pertencente a Descanso.     A emancipação só aconteceu em LEI N° 8.526, de 09 de janeiro 1992.

Características
A atividade econômica da época em que a extração de madeira era o principal pilar econômico do município resultou em serrarias e fábricas de esquadrias e de pequenos móveis.

Turismo
A cidade é pequena e tranqüila. O minifúndio predomina na área rural e o destaque na produção agrícola é o milho, mas também se planta fumo, trigo, feijão, soja, laranja, arroz, mandioca, cana-de-açúcar, batatinha e alho.     Desenvolve-se ainda a suinocultura, bovinocultura, avicultura e apicultura. Da época em que a extração de madeira era o principal pilar econômico de Santa Helena, restaram as serrarias e as fábricas de esquadrias e de móveis.

A matéria-prima para essas indústrias é trazida principalmente do Mato Grosso. O leite produzido em Santa Helena abastece, principalmente a indústria de laticínios Santa Helena Ltda.