Pinheiro Preto

Santa Catarina

 

História de Pinheiro Preto - SC

Pinheiro Preto
Santa Catarina - SC


O desbravamento de Pinheiro Preto teve seu início em 1909, estando historicamente ligado a construção da estrada de ferro São Paulo / Rio de Grande do Sul. Entretanto a sua colonização teve início somente em 1917 com a chegada de Pedro Lorenzoni. O segundo colonizador foi Pedro Bressan. Ambos estabeleceram-se às margens do Rio do Peixe.

Em 1921 chegou Luiz Vieceli, primeiro imigrante italiano, que em companhia do gaúcho Hermínio Longo iniciou e desenvolveu a cultura da uva, hoje considerada a melhor do estado.

A origem do nome remonta a época da construção da estrada de ferro, onde ao longo da via em construção os responsáveis pelos trabalhos guiavam-se por inúmeros pontos de referência por eles escolhidos, e que podiam ser uma curva acentuada, um rio ou mesmo uma clareira aberta nas imediações. Ao se aproximarem do local onde posteriormente nasceria o município de Pinheiro Preto, os trabalhadores identificaram, em meio a imensa floresta, uma gigantesca araucária, completamente enegrecida pela ação do fogo.



Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinheiro Preto, pela Lei Municipal n.º 168, de 21-10-1953, desmembrado do distrito de Iomerê, subordinado ao município de Videira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Pinheiro Preto figura no município de Videira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinheiro Preto, pela Lei Estadual n.º 817, de 04-04-1962, desmembrado de Videira. Sede no antigo distrito de Pinheiro Preto. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-05-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade