Aparecida Do Rio Doce

Goiás

História de Aparecida Do Rio Doce - GO

O surgimento de Aparecida do Rio Doce ocorreu de forma planejada. Foi realizado um projeto de loteamento na Fazenda Paciência, pertencente a Sinval Nogueira Borges, aprovado pela prefeitura de Jataí em 1962.

Com a fundação da vila e construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, gradativamente foi se consolidando o assentamento dos habitantes no loteamento, situado às margens do Rio Doce, atraídos principalmente pela pecuária e agricultura de subsistência. A rodovia BR-364, que liga São Paulo a Cuiabá, faz também a ligação viária entre as sedes de municípios da região, como Jataí, Mineiros, Cachoeira Alta e São Simão. Por atravessar a Vila Aparecida do Rio Doce, a rodovia foi um vetor do desenvolvimento do vilarejo.

Distrito criado com a denominação de Aparecida do Rio Doce, pela Lei Estadual n.º 7.444, de 30-11-1971, subordinado ao município de Jataí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Rio Doce figura no município de Jataí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida do Rio Doce, pela Lei Estadual n.º 11.402, de 16-01-1991, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Aparecida do Rio Doce. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.