Matos Costa

História de Matos Costa - SC

Matos Costa
Santa Catarina - SC

Em 1875, já havia nas margens do rio Iguaçu o primeiro porto de navegação, com o nome de Porto Amazonas.

José Cordeiro, habitante do local, planejou uma viagem pelo caudaloso rio Iguaçu. Partiu levando consigo, apenas uma família e um bugre, para auxiliá-lo na defesa contra os índios.

Depois de alguns dias, penetrou nos sertões defrontando-se com terras de campos que, mais tarde, receberam o nome de São João dos Pobres.

Após seis meses de viagem, retornou a Porto Amazonas, contando sua aventura, e, logo, parentes e amigos interessaram-se na obtenção das terras, como a família de Manoel Lourenço de Araújo, que fundou a Fazenda de Campo Alto.

Distrito criado com a denominação de São João, pela Lei Municipal n.º 3, de 15-09-1917, subordinado ao município de Porto União.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São João figura no município de Porto União.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 238, de 1-12-1938, o distrito de São João passou a denominar-se Matos Costa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Matos Costa permanece no município de Porto União.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Matos Costa, pela Lei Estadual n.º 819, de 23-04-1962, desmembrado de Porto União. Sede no antigo distrito de Matos Costa. Constituído de 2 distritos: Matos Costa e Calmon. Desmembrado de Porto União. Instalado em 22-07-1962.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 2 distritos: Matos Costa e Calmon.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-01-1991.

Pela Lei Estadual n.º 8.525, de 09-01-1992, desmembra do município de Matos Costa o distrito de Calmon. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.