Correia Pinto

Santa Catarina

História de Correia Pinto - SC

A história do município começou através do desbravador e colonizador Antônio Correia Pinto de Macedo. Chegou à região em 1766 e fundou nas proximidades do Rio Canoas, um pequeno arraial. A região era caminho das tropas de gado entre São Paulo e Rio Grande do Sul.

Em Julho de 1920, a vila passou a condição de Distrito de Paz, com a denominação de Correia Pintoe, tendo como sede, o povoamento de Bom Jesus do Canoas, conhecido hoje, como Correia Pinto Velho.

Em 14 de novembro de 1949, Vidal Ramos Júnior, prefeito do município de Lages, transfere a sede distrital para o local denominado "Fazenda dos Fundos", situada às margens da estrada federal de Lages a Curitiba, hoje, BR-116.

O povoamento aclamou sua emancipação e no plebiscito realizado em 21 de março de 1982, foi homologada a criação definitiva do município, através da Lei Estadual 6.058 de 10 de maio de 1982.

A economia é baseada na indústria do papel e na Agropecuária.

O município possui fonte de águas termais de grande vazão.