Victor Graeff

Rio Grande do Sul

História de Victor Graeff - RS

Conta-se que a colonização do Município de Victor Graeff, aconteceu por tropeiros que passavam pelo Arroio Cochinho e ali paravam para descansar e, matar a sede bebendo água das vertentes. Esses tropeiros tinham por destino a cidade de Cruz Alta e arredores.

As poucas famílias que por aqui passavam, fixaram-se aos arredores do arroio, formando uma vila, que recebeu o nome de Vila Cochinho, devido a um cocho localizado próximo às citadas vertentes que serviam para, além do abastecimento de água, a lavagem de roupas dos imigrantes que ali se estabeleceram. Assim o local tornou-se ponto de encontro, onde as donas de casa comentavam assuntos do povoado.

No ano de 1905, os primeiros imigrantes alemães iniciaram o povoamento do lugar.

Em 1913 o povoado passou a chamar-se Cochinho, nome que permaneceu até a data da emancipação.

A Vila Cochinho recebia cada vez mais pessoas, assim foi crescendo e, em 23 de outubro do ano de 1965, surgiu o município de Victor Graeff. Uma homenagem ao advogado e grande político Victor Oscar Graeff, falecido durante o projeto emancipacionista e um dos grandes responsáveis pela emancipação do município.

Em divisão administrativa referente ao no de 1933, figura no município de Carazinho o distrito de Coxinho.

Assim permanecendo em divisões territoriais de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro anexo ao Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Coxinho aparece grafado Cochinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cochinho (ex-Coxinho), figura no município de Carzinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.º 2.555, de 18-12-1954, o distrito de Cochinho foi transferido do município de Carazinho para o novo município de Não-Me-Toque.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cochinho figura no município de Não-Me-Toque.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Victor Graeff, pela Lei Estadual n.º 5.072, de 23-10-1965, desmembrado do município de Não Me-Toque e Passo Fundo. Sede no atual distrito de Victor Graeff (ex-Cochinho do município de Não Me Toque). Constituído do distrito sede. Instalado em 09-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto-lei n.º 4, de 17-05-1968, é criado o distrito de Polígono do Erval e anexado ao município de Victor Graeff.

Pelo Decreto-lei n.º 5, de 17-05-1968, é criado o distrito de São José da Glória e anexado ao município de Victor Graeff.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Victor Graeff, Polígono do Erval e São José da Glória.

Pela Lei Municipal n.º 25, de 20-12-1975, é criado o distrito de Faxinal e anexado ao município de Victor Graeff.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Victor Graeff, Faxinal, Polígono do Erval e São José da Glória.

Pela Lei Municipal n.º 56, é criado o distrito de Tio Hugo e anexado ao município de Victor Graeff.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Victor Graeff, Faxinal, Polígono do Erval, São José da Glória e Tio Hugo.

Pela Lei Estadual n.º 10.764, de 16-04-1996, desmembra do município de Victor Graeff o distrito de Tio Hugo. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Victor Graeff, Faxinal e São José da Glória.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.