Três Palmeiras

História de Três Palmeiras - RS

Três Palmeiras-RS
:
No ínício, apenas índios e mata nativa rodeavam os tropeiros paulistas que se dirigiam para a Região das Missões. O primeiro nome dado foi Colônia do Pito, e somente mais tarde passou a denominar-se Três Palmeiras, em função de existir três palmeiras que partiam de um mesmo tronco, no local onde hoje é a Rua 13 de Maio. Três Palmeiras antes de se emancipar pertencia aos municípios de Sarandi e Ronda Alta, deste último tornou-se independente.

A economia predominante a agrícola formada por minifúndios, com grande produção de soja, milho, trigo e fruticultura. O comércio supre as necessidades locais e a indústria é incipiente. O relevo é de planaltos, na parte oeste acidentado com elevadas acentuações. O município é irrigado pelo rio Baitaca.A leste, as terras são contornadas pelo alagado da Barragem do Rio Passo Fundo.

Emancipou-se em 12/05/1988 através da lei N°8631.