Picada Café

Rio Grande do Sul

História de Picada Café - RS

A região foi, originalmente, ocupada por colonos alemães que aí chegaram a partir de 1844, dando origem a inúmeros povoados Joaneta, Jammerthal, Picada Holanda, Kaffeeck, Picada Café, Quatro Cantos e Lichtenthal que hoje integram o município.

O nome originou-se de uma picada aberta pelos imigrantes onde paravam os viajantes para tomar um bom café. Há duas versões, que na verdade, se complementam. No Império Brasileiro de 1800, o governo distribui sementes de café aos colonos imigrantes par que os mesmos as usassem para plantação de subsistência e eventuais experiências verificando se determinado produto vingava na Região. Desta forma, na localidade ainda hoje denominada Canto do Café (Caffe Eck) havia uma pequena plantação de café. Os grãos torrados e moídos, provavelmente serviam um ótimo café aos tropeiros, que após desceram a serra, por picadas, tinham em Picada Café, o seu local de pouso e parada para saborearem um delicioso café.

Distrito criado com a denominação de Joaneta, por Ato Municipal n.º 107, de 09-07-1924, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Joaneta figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de São Leopoldo.

Pela Lei Estadual n.º 2.518, de 15-12-1954, o distrito de Joaneta foi transferido do município de São Leopoldo para constituir o novo município de Nova Petrópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Joaneta figura no novo município de Nova Petrópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pelo Decreto-lei Municipal n.º 9, de 13-02-1967, o distrito de Joaneta passou a denominar-se Picada de Café.

Elevado à categoria de município com a denominação de Picada Café, pela Lei Estadual n.º 9.546, de 20-03-1992, desmembrado dos municípios de Nova Petrópolis, Ivoti e Santa Maria do Herval. Sede no antigo distrito de Picada Café. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.