Erval Grande

História de Erval Grande - RS

A colonização da região onde hoje é área do município de Erval Grande aconteceu por volta de 1927 quando algumas famílias se instalaram com o objetivo de explorar madeira e erva mate que na época, havia em abundância.

O nome Erval Grande se deu devido a grande quantidade de ervais nativos, o que hoje já não ocorre mais. Também referência aos ervais guaranis da região.

Erval Grande iniciou sua história com a chegada das famílias de Capitão Batista Grando, de origem italiana e Marino Aires, de origem cabocla, sendo este o primeiro comerciante da época. Com o passar do tempo outras origens como a polonesa e alemã foram constituindo a população.

Os moradores no início da colonização viviam da exploração da erva-mate nativa (produzidas nos barbácuas) e da madeira retirada da mata e transportada através de balsas pelo Rio Uruguai para outras cidades distantes.

No ano de 1937 realizou-se a primeira festa da Paróquia Nossa Senhora do Pedâncino, atual Paróquia Nossa Senhora da Glória.

Em 22 de agosto de 1949, Erval Grande tornou-se distrito de Erechim. A emancipação do município ocorreu no dia 16 de fevereiro de 1959 através da Lei Estadual nº. 3715, sancionada pelo Governador Leonel Brizola, porém a instalação oficial se deu somente em 07 de junho de 1959.

O município está localizado no extremo norte do Estado do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, tendo como limites: ao Norte; o Estado de Santa Catarina, Sul; o Município de São Valentim, Leste; o Município de Itatiba do Sul e Oeste; os Municípios de Faxinalzinho e Nonoai.

Erval Grande fica a 450 km da capital do Estado e a 58 km do município pólo da região, Erechim, de onde são advindos a maioria dos produtos do comércio local e particulares; além da comercialização de boa parte da produção de grãos, suínos e bovinos. De Erechim dependem também todas as atividades e transações realizadas em nível de Estado e grande parte do atendimento médico.

O Município de Erval Grande apresenta abundância de mananciais hídricos, que vão desde fontes de água, sangas, córregos a riachos e rios de grande porte.

Entre os principais rios que cortam o Município, aparece o rio Uruguai e o rio Passo Fundo os quais apresentam uma vazão elevada, e possuem como principais afluentes nessa área o riacho Jacutinga, rio Douradinho e Lajeado Grande.

A religião predominante no município é a Católica, porém nos últimos anos tem se desenvolvido outras religiões, outras correntes de orações, principalmente a Assembléia de Deus.

Recentemente Erval Grande recebeu o nome de "Capital Nacional das Azaléias", em virtude da grande quantidade dessa espécie, que quando floridas muito embelezam a cidade.

Gentilico: ervalense

População: Contagem 2007