Coxilha

História de Coxilha - RS

Coxilha
Rio Grande do Sul - RS

O município possui o nome Coxilha, por estar localizado em uma região que apresenta as mais altas elevações do planalto rio-grandense. Essas contínuas elevações, arredondadas, fazem parte da história do município.

Os primeiros moradores da região construíram as suas moradas nos altos das coxilhas. Desta forma, sentiam-se protegidos dos ataques dos índios Coroados (agressivos e predominantes na região). A localidade, por essa razão, ficou conhecida como região das fazendas das coxilhas.

Por volta de 1840, Francisco de Barros Miranda e Manoel de Souza trouxeram gado manso, instalando os seus campos de pastoreio no alto das coxilhas existentes, ficando o lugar conhecido como "invernadas das coxilhas".

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município Passo Fundo o distrito de Coxilha.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito de Coxilha perdeu parte do seu território para o distrito sede do município de Passo Fundo; adquiriu partes dos distritos de Ametistas (ex-Campo do Meio) e Sertão do município de Passo Fundo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Coxilha permanece no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Coxilha, pela Lei Estadual n.º 9.558, de 20-03-1992, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede no antigo distrito de Coxilha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.