Campestre Da Serra

História de Campestre Da Serra - RS

Campestre da Serra
Rio Grande do Sul — RS

O município de Campestre da Serra nasceu no 3° Distrito de Vacaria, com sede em São Manuel. A construção da rodovia BR-116 provocou o deslocamento da população de São Manuel, junto à estrada Rio Branco, para a localidade de Campestre, junto à BR-166, que cresceu rapidamente até tornar-se sede municipal, à razão em que a outra se esvaziava.

Inicialmente denominada "Vila Korff", nome do primeiro colonizador, o povoado viveu novo surto de crescimento com a inauguração da "Ponte de Korff", em 15 de fevereiro de 1907. Trata-se da primeira ponte sobre o Rio das Antas, e é conservada até os dias atuais.

O nome "Campestre" surgiu em decorrência da existência de um campestre (pequeno campo cercado de matas).

Elevado à categoria de município com a denominação de Campestre da Serra, pela Lei Estadual n.º 9.573, de 20-03-1992, desmembrado de Vacaria. Sede no distrito de Campestre da Serra, antigo Campestre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.