São Pedro Do Ivaí

Paraná

História de São Pedro Do Ivaí - PR

Diretores da empresa A Junqueira & Cia. foram os primeiros a estabelecerem-se no local onde mais tarde surgiria a cidade de São Pedro do Ivaí.

Proprietária de uma gleba com cerca de três mil alqueires de terras situadas no município de Apucarana, essa empresa, desejando explorar a extração e beneficiamento de madeiras ali existentes, resolveu instalar uma serraria às margens do rio Ivaí. Logo que esta entrou em funcionamento, seus diretores decidiram, em 1950, iniciar a formação de um loteamento para o povoamento de parte da gleba de sua propriedade, o qual recebeu a denominação de Patrimônio do Ivaí. Iniciou-se então o deslocamento de colonos e posseiros para a localidade.

Com a criação do município de Jandaia do Sul, em 1951, Patrimônio de Ivaí passou a pertencer ao seu território.

O topônimo representa uma homenagem a São Pedro, padroeiro do município, acrescido de Ivaí, face ao rio do mesmo nome que banha a região.

Distrito criado com a denominação de Ivaí, pela Lei n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Jandaia do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jandaia do Sul. Sede na localidade de Ivaí atual São Pedro do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1955.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 7.035, de 22-09-1978, é criado o distrito de Mariza e anexado ao município de São Pedro do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: São Pedro do Ivaí e Mariza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.