Ribeirão Do Pinhal

Paraná

História de Ribeirão Do Pinhal - PR

Em 1923, José Domingues Faustino saiu das margens do rio das Cinzas acompanhado da família e de Emílio Proença, Francisco, Joaquim e Virgílio, chefiando uma caravana. Os viajantes acamparam nas proximidades da Fazenda Santa Rita, região primitivamente habitada por índios coroados. À medida que os gentios iam-se afastando, a família de José Domingues aproximava-se de Ribeirão do Pinhal, na época, denominado Espírito Santo do Pinhal.

Posteriormente, chegaram Manoel Bonifácio e seu irmão Bernardino.

O povoado desenvolveu-se e, em 1938, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Pinhal, no município de Santo Antônio da Platina.

O topônimo se origina devido a ribeirão de mesmo nome existente no local.

Distrito com a denominação de Pinhal, pela Lei Estadual n.° 7.573, de 20-10-1938, com território desmembrado do distrito de Jundiaí, subordinado ao município de Santo Antônio da Platina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Pinhal figura no município de Santo Antônio da Platina.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Pinhal tomou a denominação de Laranjinha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão do Pinhal, pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, desmembrado do município de Santo Antônio da Platina. Sede no atual distrito de Ribeirão do Pinhal (ex-Laranjinha). Constituído do distrito sede. Instalado em 19-10-1947.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-1-979.

Pela Lei Estadual n.º 7.959, de 21-11-1984, é criado o distrito de Triolândia e anexado ao município de Ribeirão do Pinhal.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Ribeirão do Pinhal e Triolândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.