Brejetuba

Espirito Santo

História de Brejetuba - ES

Por volta do ano de 1880, as terras onde hoje se situa a sede do município de Brejetuba foram doadas pelo estado do Espírito Santo à Companhia Brasileira Torrens e com o desaparecimento quase que total dos índios, pessoas de várias regiões que buscavam terras férteis para o cultivo de grãos e cereais, bem como para a criação de gado e outros, fixaram residência na região.

Com a criação do município de Afonso Cláudio, em 20 de novembro de 1890, a vila ainda chamada de Brejaúba, passou a integrar o município recém-criado. A missa celebrada pelo padre Carlos José Ernesto Leduc é considerada por muitos o primeiro passo para a criação da pequena vila de Brejaúba. Nesta época, as famílias Cardoso, Dias, Valeriano, Belarminio e Firmino Mariano povoavam o lugar.

Muitos lutaram para que se criasse o distrito, destacando-se os cidadãos Antônio Silvério Filho, Apolinário Dias Pimenta, Almo Teixeira de Queiros, José Olinto Badaró e João Olinto Badaró.

O topônimo é devido a uma palmeira da região.

Distrito criado com a denominação de Brejaúba, pela Lei Estadual n.º 1.739, de 11-01-1930, subordinado ao município de Afonso Cláudio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Brejaúba permanece no município de Afonso Cláudio.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 15.177, de 31-12-1943, o distrito de Brejaúba passou a denominar-se Brejetuba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Brejetuba figura no município de Afonso Cláudio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de permanece no município de Afonso Claudio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brejetuba, pela Lei Estadual n.º 5.146, de 15-12-1995, desmembrado de Afonso Cláudio. Sede no antigo distrito Brejetuba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos Brejetuba e São Jorge de Oliveira.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 3 distritos Brejetuba, Santa Rita de Brejetuba e São Jorge de Oliveira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.