Mauá Da Serra

Paraná

 

História de Mauá Da Serra - PR

A história do município de Mauá da Serra remonta ao ano de 1928, quando, no território de Araruva, teve início um núcleo habitacional denominado Bairro dos Mirandas, constituídos por membros da família Miranda, ou irmãos Miranda Pedro, Antônio, Merzido e outros.

Em 1930, a região que já contava com outras famílias de agricultores, passou a ser conhecida por Lagoa Bonita, nome originário de uma grande lagoa. Mais tarde, no local onde hoje é sede do município de Mauá da Serra, formou-se um pequeno núcleo de moradores, sendo denominada de Munhoz da Rocha em homenagem ao então governador Bento Munhoz da Rocha. O pioneiro Donato José dos Santos foi o primeiro morador dessa localidade. Os primeiros comerciantes foram Salvador Maurício da Silva, João Bento e Antônio Cordeiro.

Em 1954, o colonizador Jamil Assad Jamus, responsável por diversos loteamentos na área de Apucarana, lançou o empreendimento imobiliário denominado Cidade Mauá, com vendas de lotes urbanos. Deu-se, assim, o início planejado da cidade, na qual os primeiros comerciantes foram Cezinando Rodrigues, José Rodrigues de Oliveira, Genipe Rodrigues e outros.

A partir de 1957, deu-se a grande arrancada para o desenvolvimento com a chegada de membros da colônia japonesa que transformaram a região num verdadeiro celeiro agrícola.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mauá da Serra, pela Lei n.º 8.416 de 21-11-1986, subordinado ao município de Marilândia do Sul.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Mauá da Serra, figura no município de de Marilândia do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mauá da Serra, pela Lei Estadual n.º 9.272, de 24-05-1990, desmebrado do município de Marilândia do Sul. Sede no atual distrito de Mauá da Serra (ex-localidade) Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade