Lupionópolis

Paraná

História de Lupionópolis - PR

A Empresa Imobiliária Aniz Abud & Cia. Ltda. requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná a concessão de uma gleba de terras, situada na região onde atualmente se localiza o município de Lupionópolis.

Esta empresa, depois de medir e demarcar os perímetros urbano e rural, mandou construir às suas expensas cerca de 30 por cento das casas do povoado, vendendo-as com facilidades de pagamento aos interessados em se estabelecer na localidade, dando início a formação do povoado de Lupionópolis.

A venda de terras, tanto na zona urbana quanto na rural, fora incrementada, e a população de Lupionópolis cresceu com rapidez. Dedicando-se às atividades agrícolas, os moradores do novo patrimônio encontraram, principalmente na cultura do café, o seu mais importante fator de progresso e de riqueza, de tal forma que, em pouco tempo, o patrimônio era elevado diretamente a município.

O início da colonização teve impulso com a chegada em massa de famílias oriundas de diversos municípios e regiões do estado de São Paulo, todas elas, atraídas pela febre da expansão cafeeira que dominava o norte do Paraná. Além da chegada dos paulistas, muitos nordestinos também foram para Lupionópolis em busca de adquirir pedaço de terra e fazer futuro com a promissora lavoura de café. Além desses, a população passou a ser composta por descendentes de italianos, espanhóis, portugueses, libaneses e japoneses.

O topônimo é em homenagem à Moysés Lupion, ex-governador do estado do Paraná.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lupinópolis, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado do distrito de Centenário do Sul, no município de Jaguapitã. Sede no atual distrito de Lupinópolis (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Lupinópolis e Cafeara, criado pela mesma Lei acima citada. Instalado em 14-12-1952.

Pela Lei Estadual n.º 253, de 26-11-1954, é desmembrado do município de Lupinópolis o distrito de Cafeara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 5.066, de 09-04-1965, é criado o distrito de Mairá e anexado ao município de Lupinópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Lupinópolis e Mairá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.