Lidianópolis

Paraná

História de Lidianópolis - PR

Em 1929, os irmãos Bráulio e Leovegildo Barbosa Ferraz adquiriram da viúva Landisberg toda a área entre os rios Ivaí e Corumbataí, denominada de fazenda do Ubá, de 84.000 alqueires.

Ao assumir o governo, em 1930, Getúlio Vargas promoveu a tomada das terras em poder de grileiros, e a fazenda Ubá, de documentação duvidosa, voltou ao poder do estado. A sociedade territorial de Ubá entrou na justiça para reaver suas terras. Essa demanda só terminou depois de 1945 com a saída de Vargas do poder, sendo vencida pela sociedade Ubá.

A partir de 1940, muitos posseiros, que obtinham junto ao estado um protocolo de posse, chegavam, demarcavam uma área e se declaravam donos de tal área. Mas em 1946, os irmãos Barbosa, tendo ganho a questão judicial, imediatamente se mobilizaram para evitar novas invasões, coibindo a entrada de novos posseiros.

Com a chegada da família de Lázaro Pedro de Lima, nas margens do rio Ivaí, tendo construído uma balsa para transportar mercadorias, inicia-se colonização, sendo datado o ano de 1939.

Em 1950, José Caetano Marques, comprou da sociedade Ubá um lote de terras, planejando ali um povoado, cujo nome seria Lidianópolis, em homenagem a sua mãe Lídia Marques, tendo a primeira casa construída pertencente ao comerciante José Clarimundo Filho para abastecer os proprietários rurais. O segundo loteamento da área urbana foi o Jardim São Francisco Peres.

Distrito criado com a denominação de Ubá do Sul, pela Lei Estadual n.º 49, de 21-11-1962, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Ubá do Sul, figura no município de Ivaiporã.

Pela Lei Estadual n.º 4.859, de 28-04-1964, o distrito de Ubá do Sul foi transferido do município Ivaiporã, para constituir o novo município de Jardim Alegre.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Ubá do Sul, figura no município de Jardim Alegre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.108, de 17-1-1979, o distrito de Ubá do Sul tomou a denominação de Lidianópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Lidianópolis (ex-Ubá do Sul), figura no município de Jardim Alegre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lidianópolis, pela Lei Estadual n.º 9.289, de 05-06-1990, desmembrado do município de Jardim Alegre. Sede no antigo distrito de Lidianópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.