Francisco Alves

História de Francisco Alves - PR

Francisco Alves
Paraná - PR

O início da colonização do território de Francisco Alves, ocorreu na década de 1950, quando os pioneiros chegaram e começaram a realizar os primeiros empreendimentos agrícolas, baseados na cultura do café. Após o ciclo do café, o espaço foi cedido à pecuária extensiva.

Mais recentemente, na busca de novas alternativas para o desenvolvimento sócio-econômico, observa-se o retorno da cultura cafeeira com novas práticas de manejo, como o café adensado e a mecanização com as culturas temporárias da soja, milho, algodão e trigo. A criação de aves de corte no sistema integrado com os frigoríficos dos complexos avícolas da região, também é observado.

Gentílico:

O Município de Francisco Alves foi criado através da Lei Estadual n° 6.314, de 24 de agosto de 1972, desmembrado de Iporã.

Instalado oficialmente em 01 de fevereiro de 1977.