Figueira

Paraná

História de Figueira - PR

HISTORIA DE FIGUEIRA-PR

Os primeiros habitantes chegaram em Figueira por volta de 1922. Eram garimpeiros atraídos pela fama de existência de ouro dos diamanteas de Tibagi e acabaram ficando nas proximidades dos Rios do Peixe e Figueirinha. Iniciaram pequenas plantações em 1926, surgiu um pequeno povoado com o nome de Fiqueira, cuja a origem provem de uma arvore muito abundante na região.

Esse pequeno povoado tornou-se o centro das atenções por terem sido encontrados muitos diamanteas na região. Como não existia nenhuma coibição legal, os primeiros exploravam os diamanteas e faziam suas próprias leis. Muitos morreram assassinados para serem roubados.

Os primeiros habitantes eram os chamados nortistas: baianos, alagoanos, pernambucanos, sergipanos, etc....A primeira grande pedra de diamante foi encontrada pelo senhor Elias Lacerda, que conseguiu vende-la por um bom preço.

Em 20 de janeiro de 1949, Figueira passou a pertencer a Curiúva, com a instalação do Distrito Judiciário. Em 6 de agosto de 1979, Figueira foi elevada a categoria de Distrito Administrativo de Curiúva, o primeiro passo para a Emancipação politica do município idealizado pelo, então Prefeito de Curiúva, Geraldo Garcia Molina.

O projeto de criação do municipio de Figueira, foi apresentado e defendido na assembléia Legislativa do Estado do Paraná, pelo Dep. Gabriel Manoel, aprovado e sancionado pelo governador Ney Braga, através da Lei n°7.570, de 20 de abril de 1982.

A primeira eleição foi realizada em 15 de novembro de 1982, na qual concorreram os candidatos a prefeito José Garcia Molina, Jaime Moreira Ramos, José Amaro e Geraldo Garcia Molina, que foi eleito o primeiro prefeito de Figueira.

A instalação do municipio foi realizada no dia 1° de fevereiro de 1983, com a presença do Juiz eleitoral, Dr. Emanuel Silveira Moura, que deu posse ao prefeito, ao vice e aos vereadores.