Borrazópolis

Paraná

História de Borrazópolis - PR

A história do município de Borrazópolis, está intimamente ligada à Colonizadora Rio Bom de propriedade do banco do Rio Grande do Sul S/A que, como detentora de uma gleba de terras, situada no Vale do Rio Ivaí, própria para a cultura do café, deu início, em 1948, à organização de um Patrimônio, derrubando a floresta, abrindo estradas, medindo e demarcando datas e promovendo a vinda dos interessados na compra de terras na localidade.

Estava, assim, criado um povoado cuja primitiva denominação era Catugi e que, dado ao seu vertiginoso progresso, em apenas cinco anos, ou seja, de 1948 a 1953, passou de um simples Patrimônio localizado no interior do município de Apucarana, a município autônomo, possuindo a sua sede os foros de cidade.

O topônimo é em homenagem a Francisco José Borraz, Superintendente Geral do Banco do Rio Grande do Sul S/A, e que foi um dos fundadores e impulsionadores do seu progresso.

Distrito criado com a denominação de Catugi, pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Rio Bom.

Pela Lei Municipal n.º 8, de 27-01-1953, é criado o distrito de Santo Antônio do Palmital com as terras do distrito de Catugi e anexado ao município de Rio Bom.

Pela Lei Estadual n.º 1.132, de 12-06-1953, é transferida a sede do município, passando o distrito à condição de município com a denominação de Catugi e Rio Bom à condição de distrito.

Pela Lei Estadual n.º 14, de 06-08-1954, é transferido o distrito de Rio Bom do município de Catugi para o de Araruna.

Pela Lei Estadual n.º 250, de 18-11-1954, o município de Catugi passou a denominar-se Borrazópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Borrazópolis e Santo Antônio do Palmital.

Pela Lei Estadual n.º 4.059, de 28-04-1964, é transferido o distrito de Santo Antônio do Palmital do município de Borrazópolis para o novo município de Rio Bom.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.