Atalaia

História de Atalaia - PR

Atalaia
Paraná - PR

O Município de Atalaia teve sua origem com o diminuto povoado composto por elementos étnicos provindos de quase todas as partes do Brasil. De matagais inóspitos, as terras foram sendo transformadas em cultura de café, pecuária e outras ramificações agrícolas.

A colonização do município deve-se em grande parte ao projeto vitorioso do desenhista Geraldo Brook, que pertencia ao quadro de funcionários da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que idealizou e viabilizou inúmeros municípios na vasta região compreendida entre os rios Paranapanema, Ivaí e a fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre 1943 e 1950 essas terras pertenciam ao Município de Mandaguari, que nessa ocasião iniciou a formação do Patrimônio denominado "Inferno Verde". A historia registra que o primeiro movimento, com os ideais de colonização do lugar, deu-se em janeiro do 1950, tendo como primeiras moradoras às famílias de Jose Joaquim Rodrigues, Manoel Augusto da Silva, Vicente Marques de Farias, Joaquim Alves de Rezende, Manoel Rodrigues Pereira, Luiz Cicotti e Jose Garcia Filho.

Em 1951, por causa da extensa área que compreendia o Município de Mandaguari, teve-se o desmembramento e a criação do Município de Nova Esperança, que então passou a responder pela jurisdição do pequeno povoado.

Gentílico: atalaienses

Em 14 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.524, o núcleo de Atalaia foi elevado à condição de Distrito Administrativo de Nova Esperança.

Devido ao seu grande desenvolvimento, foi sancionada pelo Governador, em de 25 de julho de 1960, a Lei nº 4.245, que criou o município de Atalaia, com território desmembrado de Nova Esperança.

A instalação oficial se deu no dia 15 de novembro de 1961.