Monte Alegre Do Piauí

Piauí

História de Monte Alegre Do Piauí - PI

Monte Alegre do Piaui Piauí - PI

HISTÓRICO - Em 1945, existiam na localidade apenas dois casebres de palha, pertencentes à família Romão. No ano seguinte, o garimpeiro João Néri ali chegou, descobrindo rica mina de diamantes. A notícia motivou grande afluxo de pessoas para a região, desenvolvendo-se a exploração de diamantes e carbonados da melhor qualidade.

Inicialmente os garimpeiros se localizaram na Cidade de Gilbués. Proibidos de construir nas zonas urbana e suburbana da Cidade, foram residir em Monte Alegre.

Em 1946, ocorreu o primeiro despacho oficial de diamantes.

Com rápido progresso, a localidade conquistou a categoria de Povoado.

Gentílico: montealegrense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Monte Alegre, lei estadual nº 1133, de 06-06-1955, desmembrado de Gilbués. Sede no atual distrito de Monte Alegre do Piauí expovoado de Monte Alegre. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-06-1955 .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.