Joaquim Pires

Piauí

História de Joaquim Pires - PI

Joaquim Pires Piauí - PI

A história do município teve início em 1880 quando chegou ao lugar o coronel Cândido Rodrigues, atraído pelo grande manancial de água e pela fertilidade da terra. Logo fundou uma fazenda de gado e a batizou de Porteirinha. Aos poucos, o local foi atraíndo pessoas de várias regiões.

O povoado, no entanto, só começou a existir de fato em 1920. O marco inicial foi a construção da primeira casa de tijolos coberta de telha, pertencente ao comerciante Doroteu Firmino Sertão.

Nesta época o povoado pertencia ao município de Buriti dos Lopes. A emancipação só ocorreu em dezembro de 1960. O nome foi dado em homenagem a um senador do mesmo nome.

Gentílico: joaquim-pierense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Joaquim Pires, pela lei estadual nº 2054, de 06-12-1960, desmembrado de Buriti dos Lopes, Esperantina e Luzilândia. Sede no atual distrito de Joaquim Pires ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.