São José Do Bonfim

Paraíba

História de São José Do Bonfim - PB

São José do Bonfim Paraíba - PB

O município de São José do Bonfim - PB, localizado no Sertão Paraibano, distante 316 km da Capital do Estado, entre as cidades de Patos e Teixeira, teve sua origem na fazenda do Sr. José Ferreira de Azevedo, onde próximo a uma lagoa, nasceu um pé de jerimum e se espalhou por grande espaço de terra.

Contam as pessoas mais velhas do município, que tropeiros e vaqueiros da região, tinham como ponto de referência para os encontros entre os mesmos, a LAGOA DE JERIMUM.

Esta localidade, posteriormente povoada denominou-se Distrito de Jerimum, pertencentes ao município de Patos PB.

Os primeiros proprietários de terras do município, foram os senhores: José Ferreira de Azevedo e um vizinho Salustriano Alves da Silva. Estes senhores, conjuntamente doaram um pedaço de terra que ali fosse construída uma Capela em Homenagem a São José do Bonfim.

Além dos mencionados proprietários de terras, logo chegaram ao local e construiram suas casas: Antônio Maia, José Ramalho, Angelino Caboclo, Zacarias Mamede, Firminio Perônico, Joca Perônico, Manoel Antônio.

Um senhor de nome Alexandre, também foi um dos pioneiros e seu primeiro comerciante.
Gentílico: bonfinense

Distrito criado com a denominação de Jerimum ex-povoado, pela lei estadual nº 2825, de 1404-1962, subordinado ao município de Patos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jerimum, figura no município de Patos.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Bonfim, pela lei estadual nº 3156, de 31-03-1964. Sede no atual distrito de São José do Bonfim ex-Jerimum. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Jerimum para São José do Bonfim alterado, pela lei estadual nº 3156, de 31-03-1964.