Pilões

Paraíba

História de Pilões - PB

Pilões Paraíba - PB

Com o domínio português, os habitantes de Mamanguape aumentaram seu domínio comercial e penetraram rumo oeste provocando o surgimento de novos núcleos populacionais.

Pilões foi abrangida por essa área de influência. É de 1916 a doação de uma sesmaria de 9 léguas pelo Araçagi-Mirim, a começar de cachoeira, onde este faz barra no Araçagi Grande até se encontrar com o Curimataú.

Um século depois, outra sesmaria confunde aquele rio com o Rio Pinturas, parecendo que as posses ainda são dispersas e obscuras, os topônimos e os limites da concessão.

De acordo com a tradição os fundadores de Pilões parecem ter sido os Arouxas e os Abreus. Mais nenhum vestígio foi deixado pelas famílias citadas.

Em 1815, com a criação do município de Areia, Pilões ficou lhe pertencendo, desmembrando-se de Mamanguape.

Em 1818, registrou-se um desentendimento entre o Comandante do povoado de Pilões com o Capitão Mor de Areia, demonstrando com isso, o espírito de independência reinante no país.

O terreno onde foi construída a capela que passou a ser matriz em 1876, graças a colaboração do Pe. Ibiapina, foi doado pelo Sr. João Cavalcante influente habitante da povoação.

Uma escola para o sexo masculino, depois de várias paralizações, fixou-se difinitivamente em 1884, sob a regência do seu bemfeitor Padre Victor.

Gentílico: piloense ou pilonense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura o município de Serraria o distrito de Pilões de Dentro.

Pela lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Pilões de Dentro passou a denominar-se Entre Rios.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Entre Rios ex-Pilões de Dentro, figura no município de Serraria.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Entre Rios passou a denominar-se simplesmente Pilões.

Em divisão territorial datada de de 1-VII-1950, o distrito de Pilões ex-Entre Rios, figura no município de Serraria.

Elevado à categoria de município com a denominação Pilões, pela lei estadual nº 916, de 20-08-1953, desmembrado de Serraria. Sede no antigo distrito de Pilões. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Pilões de Dentro para Entre Rios alterado, pela lei estadual nº 1164, de 15-11-1938. Entre Rios para Pilões alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.