Nova Olinda

Paraíba

História de Nova Olinda - PB

Nova Olinda Paraíba - PB

A ORIGEM do município data de 1870, com a implantação do Engenho Olinda, de propriedade de Antônio de Souza Dias. Em 1877 já se contavam vários moradores na região, recentemente vindos de Portugal.

A sede da fazenda situava-se na margem esquerda do riacho atualmente denominado Gravatá, ponto de apoio dos religiosos procedentes de Recife e Fortaleza.

Coube aos filhos de Antônio Dias a consolidação do desenvolvimento do núcleo. Jô de Souza Dias construiu a primeira casa, além das então existentes no Engenho. Logo depois, chegaram seu sobrinho, Irineu de Souza, e o Coronel Abílio Rodrigues dos Santos, que mais tarde doou terreno para construção da capela, orientado pelo padre Severino Ramalho, vigário de Piancó. Em 1902, esta passou por grande reforma, tendo João Barreiro doado a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Nessa época foi mudado o topônimo de Furada para Nova Olinda.

Em 1951 a capela foi demolida e, no mesmo local, se ergueu a Igreja Matriz. A paróquia foi criada em 1965, pertencendo a Diocese de Patos.

Com o desenvolvimento do povoado, organizou-se uma feira livre, com grande movimento. Mais tarde, foram instaladas a Agência dos Correios e Telégrafos, e a Estação Pluviométrica.

Entre os pioneiros, além do fundador, estão Raimundo Epaminondas, Moisés Rodrigues de Souza, Ideão de Souza.

Gentílico: nova-olindense

Distrito criado com a denominação de Andreza, pela lei estadual nº 520, de 31-12-1943, subordinado ao município de Piancó.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Andreza figura no município de Piancó.

Pela lei estadual nº 168, de 05-11-1948, o distrito de Andreza passou a denominar-se Nova Olinda.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Nova Olinda figura no município de Piancó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Olinda, pela lei estadual nº 2668, de 22-12-1961, desmembrado de Piancó. Sede no antigo distrito de Nova Olinda. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-10-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Andreza para Nova Olinda alterado, pela lei estadual nº 168, de 05-11-1948.