Santarém Novo

Pará

História de Santarém Novo - PA

A origem exata do atual município de Santarém Novo é desconhecida. Sabe-se que já teve categoria de município em 1906, sendo suprimido por ocasião da criação da Vila de Igarapé Açu. Daí em diante, passou a figurar como distrito do município de Maracanã.

Em 1938, Santarém Novo perdeu parte do seu território para formação do novo distrito de São Roberto. Os limites territoriais foram novamente alterados em 1943, na divisa com os distritos de Pirabas e Salinópolis. Com desenvolvimento das atividades agrícolas, a localidade prosperou e, em 1961, readquiriu sua autonomia político-administrativa.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Maracanã o distrito de Santarém Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santarém Novo, pela Lei Estadual n.º 2.460, de 29-12-1961, desmembrado de Maracanã. Sede no antigo distrito de Santarém Novo. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.