São Félix Do Araguaia

História de São Félix Do Araguaia - MT

São Felix do Araguaia
Mato Grosso - MT

A efetiva colonização da região de São Félix do Araguaia ocorreu no início da década de quarenta, no tempo da Marcha para o Oeste, com Getúlio Vargas presidente.

A denominação de São Félix foi dada no dia 20 de novembro de 1942, por ocasião da visita do bispo D. Sebastião Thomas Câmara ao incipiente povoado.

A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegeria contra os índios Xavantes, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.

Na margem direita do rio Araguaia, vivia o pacífico povo indígena Karajá. Com a descida do povo Xavante para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.

O termo "Araguaia", de origem geográfica, foi incorporado para distinguir o município mato-grossense de outro com a mesma denominação, no Estado da Bahia.

Distrito criado com a denominação de São Félix (ex-povoado), pela lei estadual nº 163, de 25-10-1948, subordinado ao município de Barra do Garças.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Feliz figura no município de Barra do Garças.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Félix do Araguaia, pela lei estadual nº 3689, de 13-05-1976, desmembra do município de Barra do Garças. Sede no atual distrito de São Felix do Araguaia (ex-São Felix). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: São Félix do Araguaia e Espigão do Leste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital
São Félix para São Félix do Araguaia, alterado pela lei estadual nº 3689, de 13-05-1976.