Palmópolis

História de Palmópolis - MG

Palmópolis
Minas Gerais - MG

O município deve sua formação à família do senhor Teófilo Pinto, que chegou à região em 1910, à procura de uma planta medicinal de nome poaia. Após o estabelecimento de outras famílias, o povoado se desenvolveu e recebeu o nome de Bananeira.

Em seguida, passa a se chamar Palmares, devido à existência de grande quantidade de palmeiras na região. É, posteriormente, denominado Palmópolis.

Seu território foi desmembrado do município de Rubim, quando passa a distrito do Rio do Prado em 1953. Palmópolis eleva-se à categoria de município em 1992

Distrito criado com a denominação de Palmópolis (ex-povoado de Palmares), pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Rio Prado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Palmópolis, figura no município de Rio Prado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmópolis, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Rio do Prado.

Sede no antigo distrito de Palmópolis. Constituído de 2 distritos: Palmópolis e Dois de Abril, ambos desmembrados de Rio do Prado. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Palmópolis e Dois de Abril.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.