Moema

História de Moema - MG

Moema
Minas Gerais - MG

Não são conhecidos os nomes dos primeiros desbravadores do local, guardando a tradição os dos senhores Manoel Costa Gontijo, espanhol de nascimento, e Pedro Ferreira da Silva, como os primeiros brancos a fixarem residência na região, dedicando-se à lavoura.

A partir daí, foram aparecendo novos moradores, pessoas entusiasmadas com a terra fértil e pastagens perenes.

O povoado instalado em terras doadas por Pedro Ferreira da Silva e Antônio Dionísio Ferreira, teve seu primeiro nome "Largo de São Pedro" originado de uma capela em devoção a São Pedro.

Anos mais tarde, em virtude de uma viatura carregada de rapadura ter caído no córrego que atravessava o povoado, o córrego passou a ser conhecido como Córrego Doce, passando o povoado a ser conhecido como "Doce".

Gentílico: moemense

Distrito criado com a denominação de Moema (ex-Povoado de Doce), pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Bom Despacho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Moema, pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Bom Despacho. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.