Itapagipe

História de Itapagipe - MG

Itapagipe Minas Gerais - MG

Os primeiros habitantes reconhecidos da região foram colonos procedentes da Serra da Canastra, que ali aportaram em busca de aventuras e meios para o seu habitat que lhes eram negados pela exiguidade onde viviam e por dificuldades à subsistência.

Na pessoa destes sonhadores e aventureiros, chegaram os heróicos e dinâmicos desbravadores da região onde se localiza o município, em 1850, aproximadamente.

Com o decorrer dos anos, atraídos pela fecundidade das terras, muitas famílias foram chegando à então fazenda a Lajeado, de propriedade do Sr. Vicente Joaquim da Silva.

Com a chegada desses novos colonos, Vicente Joaquim da Silva sentiu-se fortalecido e entusiasmado a concretizar um seu velho sonho, a fundação de um Santo Antônio com o nome de patrimônio de Santo Antônio do Lajeado, sendo iniciada 8 anos depois a construção da Capela.

Origem do topônimo: significa Ita-pedra e pagipe-dura, desconhecendo-se o motivo por que o município recebeu este nome.

Gentílico: itapagipense

Distrito criado com a denominação de Lajeado, pela lei estadual nº 148, de 17-12-1938, subordinado ao município de Frutal.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Lajeado, figura no município de Frutal.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Lajeado passou a denominar-se Itapagipe.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, distrito já denominado Itapagipe, figura no município de Frutal.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itapagipe, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Frutal. Sede no atual distrito de Itapagipe ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Lajeado para Itapagipe alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943.