Itaguara

História de Itaguara - MG

Presume-se datar do final do século XVII o início da civilização nas terras hoje ocupadas por Itaguara e seus municípios vizinhos. Acredita-se que antes elas foram habitadas por índios cataguá ou catauá.

Itaguara, que antes se chamara Conquista, foi formada da fazenda de um português conhecido como Sobreira. A sede dessa fazenda se localizava a poucos quilômetros da atual zona urbana. O nome Conquista vem do fato de Sobreira ter mantido uma disputa judiciária pelas terras. Vencendo a questão, deu o referido nome ao lugar, que incluía um pequeno arraial já em andamento.

O distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora das Dores da Conquista em 1870. Na divisão administrativa de 1911, aparece com o nome de Conquista, integrando o município de Itaúna. Mudou de nome para Itaguara em 1923 e foi elevado à categoria de município em 1943.

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora das Dores da Conquista, pela Lei Provincial n.º 1.667, de 14 ou 16-09-1870, e Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Bonfim.

Pela Lei Estadual n.º 319, de 16-09-1901, o distrito de Nossa Senhora das Dores da Conquista foi transferido do município de Bonfim para constituir o novo município de Itaúna.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora das Dores da Conquista, figura no município de Itaúna.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, o distrito de Nossa Senhora das Dores da Conquista passou a denominar-se Itaguara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Itaguara, figura no município de Itaúna.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguara, pelo Decreto-lei Estadual n.º 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Itaúna. Sede no antigo distrito de Itaguara. Constituído do distrito sede. Não temos a data de instalação.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.