Descoberto

História de Descoberto - MG

HISTÓRICO:

Não são documentados os detalhes de sua evolução hitórica. Entretanto, reza a tradição que numa parte do Município, outrora existiu, na Serra do Descoberto, a tribo dos Carmonos. Até hoje é conhecida como Serra dos Caramonos, um treicho da Serra do Descoberto. O que se sabe é que Descoberto é o resultado de expansão do Município de São João Nepomuceno e que seus primeiros habitantes eram descendentes de Portugueses e Italianos que alí se fixaram para cultivar e explorar a terra.Descoberto -Nome de serra e Ribeirões locais. Topônimo alusivo, provavelmente, a lugar onde se descobriu o ouro e se eatabeleceu serviço de mineração.

Gentílico: Descobertense.

Formação Administrativa:
Descoberto do Rio Novo é como se chamou a princípio a região. Por provisão de 16 de Junho de 1824, foi dada ao Capítão Joaquim José , licença para usar a primitiva capela (Cônego Trindade).

Segundo o Dicionário, Corográfico de Minas Gerais, teria sido criado o Distrito em 1841. Pela Lei nº 1265, de 19 de dezembro de 1965, foi o Distrito do Descoberto da Santíssima Trindade transferido da Freguesia do Rio Novo, no Município de Mar de Espanha, para a Freguesia de São João Nepomuceno. A Lei nº 2086, de 24 de dezembro de 1874, criou a Freguesia da Santíssima Trindade do Descoberto, ainda no Município de Rio Novo. Pela Lei nº 2677, de 30 de novembro de 1880, foi o Distrito incorporado ao Município de São João Nepomuceno. Na divisão adminstrativa de 1911, já figura no Município de São João Nepomuceno com a denominação de Descoberto. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o Distrito de Descoberto perdeu parte de seu território para o Distrito sede do Município de Guaraní.

O Município foi criado pela Lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado de São João Nepomuceno e sua instalação ocorreu em 01/01/1954.

Formação Judiciária: O Município de Descoberto pertence à Comarca de São João Nepomuceno.