Conceição De Ipanema

História de Conceição De Ipanema - MG

História
A região foi primeiramente habitada por índios aimorés. O primeiro branco a chegar naquelas terras foi José Pedro de Alcântara, seguido por Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional, fugitivo da Guerra de Santa Luzia, em 1842. O povoado teve seu início na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1850. Naquele ano, o fazendeiro mandou construir em sua propriedade uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição. O povoado de Conceição, no município de Ipanema, cresceu, tornando-se distrito em 1948, com a denominação de Conceição de Ipanema. O distrito foi elevado a município em 1953. O rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e desagua no rio Doce, corta o município ao meio, formando cinco praias e quatro cachoeiras, pontos de lazer para a população.