Catas Altas Da Noruega

Minas Gerais

História de Catas Altas Da Noruega - MG

Catas Altas da Noruega começou a ser povoada aproximadamente em torno de 1690 por membros das Bandeiras de Miguel Garcia e do Coronel Salvador Furtado de Mendonça enquanto exploravam a região da Serra de Itaverava.

Alguns bandeiranetes foram mais felizes encontrando com facilidade e abundância o ouro cobiçado, que aflorava na terra sem grande trabalho das escavações profundas. Daí o nome da localidade - Catas que significa lavras; Catas Altas - lavras Altas. Já a origem do nome "Noruega" ainda é desconhecida, a versão mais aceita é a que o nome foi dado pelos primeiros desbravadores ao encontrar aqueles morros frios e úmidos que "escondiam a face do sol".

Uma das bandeiras acampou na Itaverava com destino a Itacolomi no riacho que tomou o nome de Ribeirão do Carmo, enquanto outros bandeirantes da mesma bandeira tomavam rumo da localidade onde hoje se encontra a
Vila de Catas Altas.

Para Catas Altas começou logo a afluência de forasteiros à cata do ouro fácil de ser colhido. Foram lusitanos em sua maioria, os chefes do trabalho. Não podia ter outra origem o povoado que se formou sobre altos montes e ao longo de um ribeirão cujas águas vão ter ao rio Piranga.

GENTÍLICO: Catasaltenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Até 1718, o povoado pertencia à Vila Rica (Ouro Preto), quando aos 07 de março, o então Governador da Capitania, o Conde de Assumar, subordinou o distrito à jurisdição da recém-criada Villa de Sam Joseph Del Rey (Tiradentes).

No ano de 1840, em 03 de abril foi criada a Freguesia de Catas Altas da Noruega, pela Lei Nº 184, subordinada ao município de Conselheiro Lafaiete.

Catas Altas da Noruega emancipou-se pela Lei Nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962 e foi instalado como município em 1º de março de 1963.

Catas Altas da Noruega é subordinado judicialmente à Comarga de Conselheiro Lafaiete.