Santa Luzia

Maranhão

História de Santa Luzia - MA

No passado, Santa Luzia tinha suas terras habitadas por índios pertencentes à tribo Guajajaras das Aldeias Cumpridas e Batatal.

No ano de 1949, o desbravador João Marques Oliveira, popularmente conhecido como João Vaqueiro, chegou a localidade denominada Pau Santo,pertencente aos índios Guajajaras, que não aceitaram sua permanência no lugar. echaçado pelos nativos, deslocou-se para o sul da Região até o lugarejo Batatal, pertencente à outra tribo Guajajara, sendo acolhido pelo cacique João Francisco de Santo.

A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, que trazia consigo uma pequena imagem da santa de quem era devoto.

Em 1952 chegou o agricultor Manoel Rodrigues Chaves a contive de seu compadre João Vaqueiro para trabalhar na lavoura. A localidade começou a crescer e nesta terra hospitaleira chegaram quem comprou as terras, iniciando a exploração da agricultura. A área adquirida se estendia ao norte até a Aldeia Batatal e ao sul até o lugarejo denominado Pau Santo. Imigrantes de todo território nacional se viam atraídos pela grande produção de arroz que sempre destacou o estado do Maranhão, despertando, com isso, a curiosidade e o interesse de muitas famílias que fixaram residências.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia pela Lei Estadual n.º 1908, de 17-12-1959, sendo desmembrado de Pindaré Mirim. Sede no atual distrito de Santa Luzia. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1961.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.